DIPS - Diretoria de Processos Seletivos / UFLA
UFLA - Universidade Federal de Lavras
 
MENU



  INFORMATIVO
Fique sempre informado das novidades de nosso site. Cadastre-se aqui!
Nome:
Email:
Selecione um dos grupos abaixo:

  FORMAS DE INGRESSO
PROCESSO SELETIVO DE AVALIAÇÃO SERIADA – PAS

       O Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS é um processo no qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano do Ensino Médio. Nas duas primeiras etapas, o candidato fará provas de múltipla escolha e redação. O conteúdo da primeira etapa corresponde ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio; na segunda etapa, serão cobrados os conteúdos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio; e na terceira etapa, será adotada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, realizado durante o terceiro ano do Ensino Médio.
       Para se inscrever na primeira etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do ensino médio. O candidato deverá renovar sua inscrição para as demais etapas, nos dois anos subsequentes, em datas divulgadas pela Diretoria de Processo Seletivo da UFLA.
       O PAS tem como principais objetivos: proporcionar um processo de seleção menos tenso que os processos seletivos tradicionais; valorizar o conhecimento adquirido pelo aluno tão logo tenha sido assimilado; oferecer a oportunidade de, no transcorrer do Ensino Médio, corrigir suas falhas, redirecionar seus estudos e definir suas aptidões.
       A UFLA destina ao PAS 40% das vagas dos seus cursos de graduação presenciais, ofertadas para o 1º semestre letivo de cada ano. O candidato fará a opção pelo curso somente ao se inscrever para a terceira etapa do processo, podendo optar por qualquer um dos cursos oferecidos na ocasião.




SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA – SiSU

       O Sistema de Seleção Unificada - SiSU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos exclusivamente pela nota obtida no Enem.
       A UFLA destina ao SiSU 60% das vagas dos seus cursos de graduação presenciais no primeiro semestre e 100% no segundo semestre.
       As inscrições são feitas diretamente no SiSU, no endereço sisu.mec.gov.br. O calendário do SiSU é definido e divulgado tempestivamente pelo MEC.




 PROCESSO SELETIVO (Vestibular) – CURSOS A DISTÂNCIA


       O processo seletivo para os cursos de graduação, modalidade à distância, é aplicado quando há oferta de vagas, de acordo com as demandas do CEA/UFLA e posterior liberação pela CAPES. A cada processo é publicado edital especifico, constando as normas de seleção, período de inscrições e data das provas, como também o conteúdo programático. As  provas, contendo questões de múltipla escolha e uma redação, são aplicadas nas cidades nas quais os cursos são ofertados (cidades- polo).




MUDANÇA INTERNA

       Poderão se candidatar à Mudança Interna de Curso estudantes regularmente matriculados na UFLA, em cursos de graduação presenciais ou a distância, e que atendam aos seguintes requisitos:  estejam dentro do prazo mínimo de integralização curricular e tenham cursado, com aprovação pela UFLA, no mínimo, 10% (dez por cento) da carga horária total do curso de origem.  Ficarão impedidos de concorrer à mudança interna de curso estudantes que tiveram rendimento acadêmico insuficiente em 3 (três) períodos letivos,  consecutivos ou não. A mudança interna de curso na UFLA será concedida uma única vez por estudante.

      
A classificação será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado há no máximo cinco anos anteriores ao processo seletivo..




TRANSFERÊNCIA EXTERNA

       Poderão se candidatar à Transferência Externa para os cursos de graduação da UFLA estudantes regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior, em cursos presenciais ou a distância, devidamente autorizados de acordo com a legislação específica em vigor, e que atendam aos seguintes requisitos: tenham cursado, com aprovação, pelo menos 10% da carga horária mínima para integralização curricular, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN´s do curso de origem; o curso de origem seja idêntico ou de áreas afins ao pretendido para transferência.
       A classificação será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado há no máximo cinco anos anteriores ao processo seletivo. os estudantes que ingressarem na Instituição por meio de Transferência Externa de Curso não terão direito de concorrer às vagas ofertadas por meio de mudança interna de curso..



OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

       Poderão se candidatar à Obtenção de Novo Título portadores de diploma de nível superior, em cursos presenciais ou a distância, desde que o seu curso de graduação seja reconhecido nos termos da legislação vigente. No caso específico do curso de Química (Bacharelado), o candidato deverá ser diplomado em curso de graduação em Química (Licenciatura), presencial ou a distância, devidamente reconhecido nos termos da legislação vigente.
       A classificação será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado há no máximo cinco anos anteriores ao processo seletivo. Os estudantes que ingressarem na Instituição por meio de Obtenção de Novo Título não terão direito de concorrer às vagas ofertadas por meio de mudança interna de curso..



PROGRAMA DE ESTUDANTES – CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO

       Anualmente, a UFLA oferece à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação vagas para estudantes estrangeiros. De acordo com o número de vagas, a própria Secretaria seleciona previamente os candidatos e os encaminha à Universidade, por meio do Programa de Estudante-Convênio.
       Vale ressaltar que, para a permanência do estudante na condição de estudante-convênio, ele deverá obedecer integralmente às exigências recomendadas no Protocolo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores, e também às demais normas estabelecidas pela UFLA.



.: Voltar :.
DIPS / UFLA
Telefone: (35) 3829-1133 / 1120         Fax: (35) 3829-1558